10 de março de 2012

Solidão 'aparente'.



Há momentos em que sentimos nossos corações tão vazios! Vazios de alegria, de esperança, de ânimo, de força. Ainda que tenhamos pessoas especiais ao nosso redor, em alguns momentos esse vazio parece impossível de ser preenchido por pessoas, ou palavras, ou atos.

Silêncio, quietude, introspecção. Reflexão. Lágrimas, às vezes. Solidão 'aparente'.

Essa música me faz companhia em momentos nos quais pareço estar desabrigada de tudo. Parece que foi tirada de dentro do meu coração e levada aos lábios de Marcos Almeida, vocalista do Palavrantiga.

Ela me trás à lembrança princípios importantes em minha errante caminhada como peregrina nessa Terra... E por conseguir exprimir o grito da minha alma em momentos de angústia, é uma de minhas músicas preferidas.

Ela me lembra da minha solidão 'aparente'. :)

'... Não tenho um tom, não tenho palavras, não tenho acorde que me socorra agora...
Tudo foi embora, só tenho você

Havia um silêncio que mostrou os meus vícios,
Me agarro contigo, vem! Me socorra agora...
Tudo foi embora, só tenho você, amor... Agora.

E essa não é mais uma canção de amor! Não, não, não...

Eu canto pra Ti, Sei onde estou! Olhando pra mim posso saber que nada sou!

Eu grito pra Ti, oh Deus: Vem me socorrer!
Olhando pra mim posso saber que nada posso fazer... '

Senhor, eu consigo enxergar quem eu sou. Consigo ver perfeitamente minhas falhas, limitações e onde tenho errado. Posso me sentir sozinha, ou incompreendida. Mas, obrigada por saber que tudo não passa de uma solidão 'aparente'.

Enquanto nós nos sentimos solitários, Ele está sim, CONOSCO.
Ainda que não vejamos, Ele está sim, AO NOSSO LADO.
Ainda que não sintamos, Ele está sim, SUSSURRANDO em nossos ouvidos que nos ama!
Ainda que esperemos respostas, e resultados, e mudanças de vida, Ele está, sim, AGINDO.
Ainda que os dias pareçam não passar e repetir-se sem esperanças de mudanças, Ele está, sim, trazendo NOVIDADE DE VIDA.
Ainda que olhemos para nós e saibamos quem somos, Ele está sim, nos AMANDO, e sempre o fará! Não importa o que você fez ou faça, não importa onde nem como você tem errado ou caído. :)

Ainda que tudo seja contrário, difícil, atribulado, distante, sofrido, Ele está vindo nos SOCORRER, sim.

Essa solidão meus amados, é aparente. Parece, mas não é. Você parece sozinho, mas não está!

“... Ainda que o meu pai e a minha mãe me abandonem, o Senhor CUIDARÁ de mim.” Salmos 27.10

“... De maneira NENHUMA te deixarei. NUNCA, JAMAIS, te abandonarei”. Hebreus 13.5

Preciso trazer à memória o que me trás esperança! E esperança pra mim é saber, e ter CERTEZA, e poder confiar de que o meu Deus está vindo me socorrer. Ele me ama. Ele TE ama. :)

Obrigada Senhor, por me amar como eu sou. E obrigada também, por me lembrar que minha solidão SEMPRE será aparente.

:)

Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.

Lamentações 3:25-26

11 de fevereiro de 2012

Deus está LEVANTANDO um novo povo!


Não sei se todos sabem, mas nessas férias tive o privilégio de participar da Assembléia da Convenção Batista, em Foz do Iguaçu – PR. Os momentos que vivi ali foram preciosos em minha vida. Que benção! Que tremendo foi tudo aquilo que vivenciei naquelas noites tão especiais.

Quem me conhece bem sabe o quanto sou apaixonada pelo Coral da Cristolândia. Um coral feito de pessoas resgatadas da Cracolândia de São Paulo. Em uma dessas noites, o Coral da Cristolândia cantou essa música, ‘Fogo consumidor’. (veja no link eles cantando, é rapidinho, 1 minuto!: http://www.youtube.com/watch?v=2_wxFDQ0MIA )

Há músicas tão, mas tão inspiradoras que me fazem sonhar com um futuro - e um presente! - totalmente entregue à vontade de Deus. (:

Essa música em especial, 'Fogo consumidor’, é uma inspiração sem tamanho para mim.

Não tenho palavras para explicar o que acontecia em meu coração naquela noite, ali, na Assembléia da Convenção. Eu, o coral da Cristolândia, o Senhor falando ao meu coração e confirmando: ‘Eu te quero, filha. Eu te chamo, filha! Você está fazendo parte, e fará de tudo o que tenho sonhado para este tempo, para esta geração’.

'' Fogo consumidor, vem arder em nós! Aquecer a chama que um dia queimou por Ti.

Homens se desviaram, profetas se venderam...

Mas existem aqueles que não se dobraram diante outros deuses,

Mas existem aqueles que não se dobraram diante outros deuses!

Deus está levantando um novo povo,

Deus está sacudindo toda terra,

Deus está separando seus profetas!

Um novo dia a amanhecer,

Uma nova história a se cumprir,

O choro já durou a noite... é chegado o amanhecer!

Que palavras tremendas. Que palavras cheias de força, e esperança, e fé!

‘Eu te quero, filha. Eu te chamo, filha! Você está fazendo parte e fará de tudo o que tenho sonhado para este tempo, para esta geração... ’

Muitas vezes Deus fala ao meu coração, e sinto com muita força que devo compartilhar com outras pessoas, como se aquilo que Ele me falou não fosse só para mim, mas para muitos outros.

* Amado... Se o Senhor te trouxe até aqui, se você está lendo essas palavras, tenha certeza em SEU coração de que o Senhor está falando estas palavras para você também: ‘Eu te quero, filho. Eu te chamo, filho! Você está fazendo parte e fará de tudo o que tenho sonhado para este tempo, para esta geração!’

O que Deus está fazendo através de pessoas que o amam NÃO é brincadeira.

Jovens tem se levantado com força, amor e ousadia para falar do amor de Cristo. Uma grande colheita tem acontecido nos quatro cantos dessa Terra! E nesse momento, o Senhor te convida para fazer parte de tudo isso. Para não ficar alheio, para deixar a sua marca, para sacudir essa Terra.

Sim, você! A sua vida. O que você é, com o seu jeito, com as suas limitações, com os seus dons e talentos, com os seus defeitos: É VOCÊ que o Senhor chama para fazer parte – e aumentar – esse novo povo!

Já meditei muito na letra dessa música, e dela, tirei para minha vida quatro aplicações que julgo importantes para todos aqueles que querem sacudir essa Terra, nesse novo tempo que Deus tem preparado.

Essas quatro aplicações na verdade, são CONVITES muito especiais que o Senhor faz a nós, hoje. Lembre-se...: O convite é para VOCÊ. ;)

1) Deus nos convida para retornarmos ao primeiro amor.

" Fogo consumidor, vem arder em nós! Aquecer a chama que um dia queimou por Ti. "

Ah, o primeiro amor! Conhecemos a Cristo, nos apaixonamos. Vivemos para Ele, entregamos tudo a Ele, Ele é a razão da nossa vida.

Porém, depois de um tempo, algumas outras coisas voltam a ocupar nosso coração. Nossos sonhos individuais, nossos desejos, nossas vontades. A correria do dia a dia, os alvos estipulados: a faculdade, o emprego, o namoro, o noivado, a família, os filhos... E aquela chama do primeiro amor aos poucos, vai diminuindo.

Talvez tenhamos assim como a Igreja de Éfeso, abandonado o primeiro amor pelo Senhor, pela sua causa, pelo seu sacrifício na cruz por nós. A igreja de Éfeso recebeu elogios do Senhor. Trabalhou por Ele, viveu seus ensinamentos, mas havia perdido algo muito precioso:

"... Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, (...). E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.

Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras..."
Apocalipse 2:2-5

Essas palavras podem ser aplicadas também a nós, hoje. Será que no meio da jornada caímos em nossos próprios descaminhos? Será que nosso coração ainda pulsa em sintonia com o coração de Deus em relação aos desejos DELE para nós?

Retornemos ao primeiro amor. Vejamos onde ELE, seus desejos e seus sonhos deixaram de ser prioridade em nossas vidas. Esse é o primeiro passo! :)

2) Deus nos convida para não negociarmos a nossa fé.

" Homens se desviaram, profetas se venderam...

Mas existem aqueles que não se dobraram diante outros deuses... "

"A maioria dos homens cai pelos olhos".

É triste ver o que tem acontecido com algumas pessoas que se dizem "povo de Deus". O que o mundo tem vivido hoje é uma ‘relativização do evangelho’. Princípios bíblicos passam a ser relativos. Algumas coisas "não precisam ser levadas tão ao pé da letra". "Uma vez só não tem problema". "Isso que eu estou fazendo não me afasta de Deus". "Tenho minha consciência limpa".

Aos poucos, pessoas têm criando "os seus próprios evangelhos", e os seguido fielmente. Desvios, vendas de princípios, deuses individuais.

Deus procura homens e mulheres que não relativizem a sua FÉ. Que não tenham vergonha de assumir em todas as situações: "Eu sou um cristão".

Temos negociado a nossa fé? Temos sido diferentes no mundo, ou o mundo tem gerado diferenças em nós? Temos caído com nossos olhos?

"... Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom... "
Mateus 6:21-24

Não podemos servir a dois senhores. Não podemos viver para o mundo – que jaz no maligno – e para Deus. :/ Não podemos negociar a nossa fé.

3) Deus nos convida para fazer parte de uma geração APAIXONADA!


" ... Deus está levantando um novo povo,

Deus está sacudindo toda terra,

Deus está separando seus profetas...! "

Gosto muito daquela passagem que encontramos em Joel 2.28:

"... E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões... " Joel 2.28

Obviamente, Deus estava falando de um contexto específico enquanto proferiu essas palavras. Porém, não posso deixar de lembrar delas ao pensar no despertamento que tenho visto acontecer no meio do povo de Deus nos dias de hoje.

O nosso Deus tem levantado pessoas apaixonadas por sua causa! Crianças, jovens, adultos, anciãos, homens e mulheres tocados por Deus. A cada projeto que participo isso se confirma em meu coração: Deus realmente está levantando um novo povo.

VOCÊ É CHAMADO pelo Senhor para ser parte desse novo povo! Para fazer do desejo do coração de Deus o seu desejo também. O que você está fazendo com esse convite? O que você tem feito?

4) Deus nos convida para juntos, escrevermos uma nova história.

" Um novo dia a amanhecer,

Uma nova história a se cumprir,

O choro já durou a noite... É chegado o amanhecer! "

Essas palavras me trazem muita alegria. Imagine o que eu senti ao ver o Coral da Cristolândia cantando isso naquela noite. Sabe o que eles estavam dizendo aos proferir essas palavras?

" Um novo dia amanheceu na minha vida. Chega de drogas, chega de prostituição, chega de ser mendigo, chega de sofrimento na rua, chega de escravidão, chega de trevas. Hoje eu tenho a Cristo! Um novo dia nasceu. Uma nova história vai se cumprir! "

Deus quer dar uma nova história a todos aqueles que não o conhecem. A alegria verdadeira que todos aqueles que conhecem a Cristo têm.

O que temos feito para compartilhar essa alegria? Por que não podemos dividir esse amor que MUDOU as nossas vidas?

" ... Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz... " I Pedro 2.9

É por essas e outras razões que AMO essa música, e que ela fala muito ao meu coração. Espero que ela fale ao seu coração também, e que você lembre que VOCÊ é convidado especial de Deus para SACUDIR ESSA TERRA!

E aí... Vai ser sim, ou não? ;)



'... E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus... ' Joel 2.13

26 de maio de 2011

... E quando chega um furacão?


“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”. - Salmos 51.17


Olá, amados!
Como é bom voltar aqui e poder compartilhar mais uma vez preciosidades que tenho encontrado, observado e aprendido em minha vacilante jornada rumo à vontade do Senhor. Espero de coração que este ano de 2011 esteja sendo de crescimento, amadurecimento e mais conhecimento do Senhor para todos nós!

A cada dia que passa, vejo quão longo é o caminho, a estrada para a vontade de Deus. Árduo, duro, estreito, por vezes solitário... Realmente é muito difícil e demorado finalmente encontrar o grande tesouro, ainda que tenhamos o mapa com todas as diretrizes.

Em alguns momentos de nossa jornada a viagem é tranqüila, envolta pelo sol, companheiros fiéis e esperanças renovadas. Porém em outros, o tempo inesperadamente se fecha:Vem a tempestade trazendo consigo ventos impetuosos que insistem em tudo carregar.Esses ventos nos dão pavor,nos fazem esmorecer.

Porém, imagine agora um furacão DEVASTADOR. De uma hora para outra, tudo sai do lugar: Sonhos são destruídos, esperanças feridas, corações despedaçados. Estes furacões são tão bruscos que levam consigo qualquer tipo de alegria e abalam nossa estrutura, tirando tudo do lugar. O que resta depois dos estragos de um terrível furacão é alguém despedaçado, sem rumo, tentando reconstruir suas bases com o que restou da esperança.

Nós, seres humanos, muitas vezes não sabemos como agir diante de furacões que passam por nossas vidas. Quando falo em furacões me refiro a grandes problemas, decepções, frustrações, tristezas, abalos, fatalidades, danos, perdas e assim por diante.

Isso com certeza já atingiu a todos nós. Todos nós um dia sentimo-nos desabrigados de alma, desabrigados de amor, de felicidade, de esperança. Desabrigados juntando cacos quebrados de sonhos despedaçados. Feridos por fatalidades, por ações, por palavras, por abandonos. O furacão foi tão terrível que abriu lacunas nas suas paredes, destelhou suas certezas, carregou suas maiores aspirações. Nada ficou no lugar: Tudo terá de ser reconstruído.

Tenho aprendido que em alguns momentos, um forte e violento furacão em nossas vidas pode ser a melhor forma de nos levar à proximidade e intimidade com o Pai. É nesses momentos que aprendemos sobre a Sua maravilhosa graça: Sim, aquela que nos sustém em nossos momentos de fraqueza, tristeza, solidão e pesar.

A música que escolhi para esta postagem tem me acompanhado em alguns momentos de insegurança, mudanças e adaptações a realidades que inicialmente, não me agradam em nada. Ela hoje me ensina a como agir em meio aos furacões, quando as coisas não vão da forma que eu gostaria, e quando me sinto totalmente desabrigada. Hoje, mais uma vez ela retrata fielmente minha vivência. Suas palavras têm expressado os desejos do meu coração que muitas vezes, ao falar com Deus em meio a tanta tristeza, não consigo transformar em palavras. Ela é uma oração difícil de ser feita, e trás palavras de uma alma submissa, contrita e quebrantada ao nosso Deus.

Antes de tudo, gostaria de falar do autor desta maravilhosa canção. O nome deste jovem de 25 anos é Jimmy Needhan, um cantor cristão nascido nos Estados Unidos. Quando tive meus primeiros contatos com sua música (em média há 4 anos atrás), quase ninguém aqui no Brasil o conhecia. Hoje, aos poucos ele vem tornando-se conhecido no meio cristão brasileiro, com letras inspirativas e cheias de verdade, típicas de um jovem que busca conhecer ao Senhor com profundidade. Caso nunca tenha ouvido, recomendo! ;)

Se você atualmente sente-se atingido por algum tipo de furacão, já de início tenho algo a te falar: Lamentar-se, revoltar-se, isolar-se, questionar-se e perguntar-se por que justamente VOCÊ tinha que ser atingido por um furacão de proporções tão grandes, é desperdiçar um momento que poderia ser ÚNICO entre você e Deus.

Tenho olhado ao meu redor e percebido que este tem sido um tempo de reconstruções profundas, em minha própria vida e na vida de outras pessoas também. Será que você é uma dessas pessoas? Em meio aos furacões recentes, ouço Deus sussurrar em meus ouvidos: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmos 30.5). Verdadeiramente, esse doce sussurro tem sido a FORÇA da minha vida!

Será que neste momento você pode fechar os olhos e ouvir o Senhor sussurrando estas palavras de esperança em seus ouvidos também? Essas palavras não devem somente entrar em seus ouvidos. Em meio aos furacões, elas devem PREENCHER o seu coração. ;)

Hurricane (Furacão) - Jimmy Needhan

Eu construí essa cidade aqui
Metade com orgulho, e metade com medo
Eu só queria um lugar mais seguro pra me esconder
Eu não quero estar seguro esta noite


Eu preciso de Ti como um furacão
Trovejando, ventando e chovendo
Demolindo violentamente minhas muralhas
Eu sou somente Teu agora
Eu preciso de Ti como uma chama queimando
Violento fogo indomado pra queimar essas muralhas
Eu sou somente Teu agora, Eu sou somente Teu agora.

Eu sou Teu e Tu és meu
Tu sabes de longe melhor que eu
E se a destruição é o que eu preciso
Então eu a receberei, Senhor, pra mim
Sim, eu a receberei, Senhor, pra mim

E é Teu olhar na tempestade, zelando por mim
E é Teu olhar na tempestade, querendo somente o bem pra mim
E se Tu fores a guerra, deixe-me ser a vítima
Então eu sou Teu,
Eu sou somente Teu, Senhor! Eu sou somente Teu.


----
Que letra profunda!
Essa música consegue externalizar os gritos de socorro da minha alma.

Há momentos em nossa vida que temos tudo sob controle. Realmente, estamos seguros. Porém, com a rapidez de um piscar de olhos, um grande furacão passou por sua vida. É nesse momento que precisamos de segurança, consolo e alento - que na maioria das vezes, - homem nenhum pode dar. É nesses momentos que o Senhor se torna o nosso Abba Pai, o nosso Paizinho, nos envolve em seus braços, passa a mão em nossas cabeças e diz: - ‘Calma filho querido, eu te amo! Tudo isso vai passar. Eu estou preparando o seu futuro. Isso faz parte do processo.

Quando um grande furacão passa em nossas vidas, ficamos muito fragilizados. Tão fragilizados que podemos chegar a pensar que não conseguiremos suportar tanta dor e tantas mudanças. De fato, é muito difícil. Não é fácil situações adversas desestabilizarem a sua vida, mexerem no que estava certo e arrancarem raízes profundas. É nesses momentos de fragilidade que você é totalmente carregado por Deus. Não é a sua garra, a sua determinação, e a sua força de vontade que te leva para frente: é a graça do Senhor sobre a sua vida.

Dessa forma, em meio ao furacão, primeira lição que esta música trás, logo no início: Procure O lugar seguro. Não, eu não disse “procure UM lugar seguro’. Disse: Procure ‘O’ lugar seguro. O lugar seguro em meio aos furacões é nos braços do Senhor. Veja:

“... Ainda que o meu pai e a minha mãe me abandonem, o Senhor CUIDARÁ de mim.” Salmos 27.10

“... Deus é o nosso REFÚGIO e a nossa FORÇA, socorro que não falta em tempos de aflição.” Salmos 46.1

"... Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com minha forte mão”. Isaías 41.10

Aleluia!
Meu querido, você não está só neste momento difícil. O Senhor está presente. Ele tem sido contigo. Ele está ao seu lado. Ele nunca te abandona e nunca te abandonará! Muito menos em um momento difícil: É aí que Ele mais está presente. Hoje e sempre, Ele fala ao seu coração:

“... De maneira NENHUMA te deixarei. NUNCA, JAMAIS, te abandonarei”. Hebreus 13.5

Você pode - e deve! - contar com a ajuda de outras pessoas próximas e queridas, mas a base da sua segurança sempre estará no Senhor. Somente ELE poderá te tranqüilizar e dar a paz que o mundo não consegue entender em momentos difíceis e de grande dor. PAZ e certeza de que Ele cuida de nós até mesmo em momentos difíceis como esses. Paz que não se pode explicar: A paz dada por Deus. :)

“... E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.” Filipenses 4.7

Vejamos outro ponto. A parte a seguir me emociona demais, e me encoraja a em meio aos furacões, agir com ousadia. Agir com coragem! Agir com confiança.

“Eu preciso de Ti como um furacão
Trovejando, ventando e chovendo,
Demolindo violentamente minhas muralhas
Eu sou somente Teu agora.
Eu preciso de Ti como uma chama queimando,
Violento fogo indomado pra queimar essas muralhas
Eu sou somente Teu agora, Eu sou somente Teu agora...”

Acho essa parte da música incrível! Pensemos bem:

O autor desta canção estava em meio a um momento difícil. Talvez tenha passado por alguma perda ou decepção. Ainda assim, ele foi capaz de pedir ao Senhor:

“... Senhor, neste momento difícil eu gostaria que você demolisse todas as minhas muralhas. Eu já não tenho mais tanta coisa e toda minha alegria parece ter ido embora, mas pode demolir essas muralhas que ainda restam. Quero ser totalmente reconstruído. Eu sou TEU. Eu não pertenço à minha vontade, eu pertenço a Ti.”

Aprendi demais com essas palavras. Palavras de uma alma realmente contrita ao nosso Deus. Minha principal lição foi: No furacão, Deus está nos chamando para sermos OUSADOS. :)

Ainda que estejamos enfrentando um terrível furacão, ainda que DOA em nós, ainda que machuque infinitamente mais, precisamos também deixar que o Senhor derrube as nossas muralhas. Você pode olhar e pensar: ‘Muralhas? QUE MURALHAS, JULYANA? E alguém que já está despedaçado lá tem muralhas?’ Tem, sim.

As muralhas da sua vontade-própria.
As muralhas dos seus sonhos que não estão no Altar.
As muralhas dos seus planos que talvez não sejam os planos de Deus para a sua vida.
As muralhas do seu inconformismo mediante as atuais situações/realidades.
As muralhas da sua incredulidade.
As muralhas da sua revolta.
As muralhas que não te deixam aceitar que a vontade dEle é a melhor.


“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” Jeremias 29.11

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” 1 Coríntios 2.9

Quando um furacão passa tudo fica em pedaços, mas depois vem a reconstrução. Às vezes essa reconstrução demora, outras vezes é rápida. Às vezes essa reconstrução se dá através de um grande grupo de voluntários, assim como também pode ser feita por poucas pessoas movidas de amor e coragem.

Conosco não é diferente. (:
Após um furacão, ainda que não vejamos, passamos por um longo processo de reconstrução. Como é claro para mim, ao olhar para trás, identificar os momentos de minha vida nos quais fui reconstruída pelo Senhor após um furacão.


Nessa reconstrução começamos do zero. Somos limpos de toda tristeza, de toda revolta, de todo ressentimento. Nossos corações pesados são aliviados, nossas bagagens já não pesam mais. Nossos olhos – que até então só viam destruição, perdas e tristeza – se abrem: passamos a compreender o que o Senhor estava fazendo em nossas vidas no momento daquele furacão.

Compreendemos que tudo o que Ele faz tem um propósito, e um grande propósito – porque Ele tem um plano para a SUA vida.

A própria Palavra de Deus afirma que é bom, que trás crescimento e força os sofrimentos na juventude:

“O Senhor é bom para todos os que confiam nEle
O melhor é ter esperança, e aguardar em silêncio a ajuda do Senhor.
E é bom que as pessoas aprendam a sofrer com paciência desde a sua juventude.”
(Lamentações 3. 25-27)

Esse momento de reconstrução é precioso. No início é doloroso, mas no final, se você se permitir, você estará CURADO, restaurado, aperfeiçoado e totalmente reconstruído. Já não será mais o mesmo que era antes do furacão, será alguém melhor: Mais experiente, mais cauteloso, mais sábio, mais próximo do Senhor, mais confiante na Sua vontade Soberana. Como isso é real. Como posso aplicar isso em minha própria vida, pois já vivi - e ainda estou vivendo! - algumas reconstruções muito profundas.

Prossigamos!

... Tu sabes de longe MELHOR que eu
E se a DESTRUIÇÃO é o que eu preciso
Então eu a RECEBEREI, Senhor, pra mim
Sim, eu a receberei, Senhor, pra mim...

O que vemos aqui é a história do oleiro com o seu vaso, a sua criação amada. Criação que ele conhece, pois foi ele mesmo que a idealizou, e com suas próprias mãos construiu.

Para aperfeiçoar a sua criação o oleiro refaz o vaso inteiro. O amassa, retira um pouco do barro, bate, aperta... Porque ELE sabe o que é melhor. Depois que todo esse processo acontece, lá está o vaso: Totalmente novo! Sem aquelas imperfeições de antes. Mas principalmente: do jeito que o Senhor, o seu oleiro, gostaria que ele estivesse.

Querido, se você foi atingido por algum furacão, o Senhor sabe o motivo. Ele tem um propósito. Ainda que você não sinta e não esteja vendo, Ele está trabalhando dentro de você para torná-lo melhor, mais forte e mais excelente.

... E é TEU olhar na tempestade, ZELANDO por mim
E é Teu olhar na tempestade, querendo somente o BEM pra mim
E se Tu fores a guerra, deixe-me ser a vítima
Então eu sou Teu,
Eu sou somente Teu, Senhor! Eu sou somente Teu.

Ainda que na tempestade e no furacão o Senhor pareça distante, Ele está presente. Sabe por quê? Porque foi ELE quem soprou os ventos. Não de graça. NUNCA de graça. Mas por propósitos específicos para a sua vida.

Se permita enxergar esse momento difícil como algo da vontade de Deus para você, porque se você agir de forma contrária, revoltando-se, o seu furacão tomará proporções muito maiores do que as proporções reais; e você irá prolongá-lo com sofrimento, lágrimas e questionamentos sem necessidade.

VOCÊ NÃO PRECISA agir dessa forma. Você não precisa optar enxergar do pior ângulo. Você não precisa lutar e tentar se reerguer sozinho. Se você realmente for um servo, uma serva do Senhor, saberá reconhecer que essa forma de comportar-se não é a melhor pra você.

Logo, meu amado, minha amada, se você está enfrentado um grande furacão, o desejo profundo do meu coração é que as palavras desta canção e minhas reflexões sobre isso te sirvam de alguma forma.

Deus tem cuidado de você. Ele tem visto todo o seu sofrimento. Mas hoje, Ele faz com você o que Ele também faz comigo, é só fechar os olhos. Só fechar os olhos e ouvir o seu doce sussurro:
“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmos 30.5)

Repito: Essas palavras não devem somente entrar em seus ouvidos. Em meio aos furacões, elas devem PREENCHER o seu coração. ;)

9 de janeiro de 2011

Esquecendo o que para trás fica, vamos AVANÇAR!

"... Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. " (Filipenses 3. 13,14)

Olá, meus queridos!

Finalmente, depois de quatro meses retorno aqui para juntos começarmos nossa jornada aqui no Reflexos da Letra. Primeiramente, feliz 2011!

Que você, assim como eu, com esperança e alegria já possa estar enxergando o seu futuro: Ainda que você não veja, TUDO está se fazendo NOVO em sua vida. Sim! É sobre isso que vamos conversar hoje. :)

Confesso a vocês que durante esses meses pensei em muitas músicas para inaugurar nossas postagens. Depois de muito pensar, por fim escolhi uma música muito especial. Essa música se tornou muito conhecida no meio cristão, e não a escolhi por acaso. Ela simplesmente tem tudo a ver com essa nova fase que eu, você e todas as demais pessoas estão vivendo: expectativas de um novo ano. Expectativas de um futuro! Com certeza você nesse momento, aí onde você está, pode trazer à memória seus maiores desejos para este novo ano. Objetivos, metas... ALVOS a serem alcançados.

Essa música simplesmente tem alegrado o meu coração, pois cada vez que a escuto e a canto lembro que o Senhor tem me chamado à novidade de vida.

Deus tem tantos planos para nós!Essa música me inspira a perseguir os sonhos de Deus para a minha vida neste ano de 2011. Hoje Deus te faz o mesmo convite. :)

De início, uma coisa posso te garantir: Avançar em direção aos sonhos de Deus para você, esquecendo tudo o que precisa ser deixado para trás - ainda que em um primeiro momento talves sejam sonhos diferentes dos seus - é simplesmente a MELHOR decisão que você um dia poderia tomar. O que está em jogo? Simplesmente a plenitude do real significado de uma vida que vale à pena ser vivida: A vida que verdadeiramente está no centro da vontade do Senhor.

Ano novo, novas oportunidades, novos 365 dias para fazer valer. Você já estabeleceu seus objetivos e alvos para este ano? Se sim, será que eles são realmente o que você mais necessita neste momento?

Vejamos então, a música que Deus mais usou para falar ao meu coração no final de 2010, e ainda tem usado para me encorajar nesse início de 2011. Espero com carinho que através dela o Senhor fale ao seu coração também. ;)

Meu alvo - Kléber Lucas/ Fernandinho

Estou subindo pra um lugar mais alto,
Eu já queimei as pontes com o passado
E em meus olhos vejo o futuro
Tudo novo se fez, tudo novo se faz!

E dessa estrada eu não me desvio nunca mais,
Estou firme, eu não me desvio nunca mais!

Vou avançar, eu vou crescer, ninguém vai me deter
Meu alvo é Cristo, meu alvo é Cristo!

Estou subindo pra um lugar mais alto
Eu já desisti de andar sozinho, Cristo vive em mim
E os meus pés estão no caminho, estão no caminho

E dessa estrada eu não me desvio nunca mais,
Estou firme, eu não me desvio nunca mais!

Vou avançar, eu vou crescer, ninguém vai me deter

Meu alvo é Cristo, meu alvo é Cristo!

Ao meditar nestas palavras percebo como as idéias nelas contidas são preciosas. Preciosíssimas!

A mensagem dessa música é perfeita para aqueles que precisam de encorajamento para prosseguir nesta jornada chamada vida. Meu querido, não importa como você terminou o seu ano. Talvez você nunca tenha se sentido tão pleno e feliz como hoje; assim como talvez você possa ter encontrado alguns obstáculos no meio do caminho que te levaram rumo ao desconhecido, ao incerto. O que quero dizer é que independente do seu percurso neste início de 2011, através de cada situação que você viveu e tem vivido - sejam elas boas ou ruins -, Deus está te conduzindo para lugares mais altos.Como assim, lugares mais altos? Se sua vida está maravilhosa, aguarde, pois muito mais Deus fará. Se sua vida está um pouco incerta, aí é que você deve aguardar mesmo: Deus está planejando cuidadosamente o seu futuro. Tudo o que aconteceu conosco até agora possibilitou vivermos este momento que também foi planejado por Deus.

Para avançar é necessário esquecer o que fica para trás. Paulo falou muito bem sobre isso em sua carta aos Filipenses. Se formos analisar a vida do apóstolo Paulo de um ponto de vista histórico, perceberemos que ele realmente foi uma pessoa que deixou muitas coisas para trás. Paulo, um culto cidadão romano, esqueceu-se do que um dia foi, do que um dia viveu. Ele tinha um objetivo, um ALVO maior. A sua decisão de avançar esquecendo do que para trás ficava trouxe grande IMPACTO para o Reino de Deus.

Muitas vezes as mudanças que tanto esperamos, ou coisas que tanto almejamos somente chegarão quando de fato, entregarmos ao Senhor o que precisa ser deixado para trás. Algumas coisas têm de morrer no Altar.

Nem sempre é facil, porém como Deus quer trazer novidade de vida à você, isso se faz extremamente necessário. Dessa forma, te pergunto: O que você precisa deixar para trás para realmente avançar? O que você precisa abandonar? Talvez seja alguma mágoa. Ressentimento. Hábito. Algum pecado específico. Alguma situação que você viva. Algum sonho. Alguma frustração, alguma vingança, algum relacionamento, alguma pessoa. Só você pode responder a essa pergunta. Abandonar o que para trás fica, e principalmente, coisas que um dia foram preciosas para você, é uma tremenda prova de confiança no Senhor - e de que Ele tem o MELHOR para a sua vida. Aqui voltamos à idéia de lugares altos. Cada renúncia que fazemos buscando viver a vontade de Deus é um degrau que subimos para um lugar cada vez mais alto que Deus tem preparado. A questão aqui é a seguinte: Será que nossa fé é grande o suficiente para realmente nos desvencilharmos do passado e tão somente olhar adiante?

"ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem..." – Hebreus 11.1

Enquanto entregamos a Deus, abandonamos e esquecemos pormenores do passado, tudo vai se fazendo NOVO em nossa VIDA. TUDO! Porém as primeiras mudanças ocorrem dentro de nós. Quanto mais esquecermos nosso passado, mais abertos, mais dispostos aos planos futuros de Deus estaremos. É nesse momento que inconscientemente, nossa alma diz: Senhor, pode fazer o que Tu quiseres, eu apenas me submeto.

Queridos, esse é o verdadeiro avanço, esse é o verdadeiro crescimento!

Nos julgamos tão sábios, mas se soubéssemos o quão mais altos são os pensamentos de Deus para nós! Uma das poucas coisas que Ele nos pede para que Ele realmente possa agir é confiança de que Ele está trabalhando, porque ainda que não vejamos, Ele está.

... prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. "

"Meu alvo é Cristo". O que realmente significa dizer que nosso alvo é Cristo? Definamos alvo: Intuito, objetivo, fim, MOTIVO PRINCIPAL. Logo, ao falarmos "Meu alvo é Cristo", estamos dizendo: Meu motivo principal é Cristo.

Qual o seu ALVO para 2011? Passar em um concurso? Encontrar um bom emprego ou uma promoção no trabalho? Casamento? Namoro? Passar no vestibular? Sair do País? Alcançar independência? Curtir a vida? Dedicar-se aos estudos? Viajar muito?

Tudo o que citei acima pode ser o ser alvo para 2011, e não te recrimino por isso. Muitas coisas acima também estão em minha listinha de objetivos para este ano. O que quero dizer é que, acima de todos os alvos, deve haver dentro do seu coração o real desejo de em 2011 ter um encontro com CRISTO, com Sua vontade, com Sua presença.

Antes de almejarmos todas as outras coisas, devemos almejar aquele que é capaz de suprir o vazio de nossos corações e um real relacionamento com Ele. Crescimento com Ele, andar ao lado dEle, apaixonar-se pelos sonhos DELE, fazer a vontade dEle. Esse deve ser o nosso maior alvo. Essa deve ser a nossa mair busca, o nosso anseio, o nosso maior desejo. Enquanto esse não for o nosso maior alvo, estaremos sempre sujeitos a frustrações e decepções no meio do caminho, justamente por buscar coisas que na verdade não são o mais importante.

"Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera...” – Efésios 3.20

Confesso que eu ainda estou aprendendo tudo isso. Para alguns é difícil esquecer o que fica para trás, assim como para mim também já foi e às vezes continua sendo. Porém uma coisa posso dizer, de minha própria experiência: todas as vezes que sacrifiquei no altar determinadas coisas que eu precisava deixar para trás, na frente o Senhor fez muito mais do que eu podia imaginar. Hoje, novamente esqueço de coisas que precisam ser deixadas para trás, pois isso é algo constante em nossas vidas.

Em meus olhos realmente vejo um futuro lindo que o Senhor tem preparado para mim. Não faço a mínima idéia das peças que ele usará para montar esse quebra-cabeça, nem onde elas serão encontradas, e tão pouco a sua imagem final, com todas as peçinhas encaixadas. Mas sei que rindo, o Senhor já o tem contemplado. O meu, e o seu.

O futuro de cada um de nós é como um quebra-cabeças que o Senhor está montando com calma, com diligência... Afinal, que quebra-cabeças é montado rapidamente? É um processo. :)

Você quer AVANÇAR, você quer CRESCER? Quer ir correndo em direção ao ALVO maior? Esqueça-se do que precisa ser esquecido. Se você ainda não sabe o que precisa serdeixado para trás, peça ao Senhor que te mostre - e Ele vai mostrar. Peça: "Senhor, me mostre o que hoje tem me impedido de crescer, o que tem me feito retroceder, me impedido de avançar, e me ajude a esquecer tudo isso e olhar para frente confiando em Ti".

Eu não sei você, mas com todas as minhas forças, PROSSIGO. Sei que os meus pés, ainda que vacilantes e um tanto cansados, estão no caminho, e eu VOU chegar ao meu destino final.

Ninguém vai me deter. ;)

Siga-me nesta jornada! Ao final da estrada, você olhará para trás e verá o quanto valeu à pena ter CRISTO como o alvo maior.



29 de agosto de 2010

Reflexos da letra.

Há muito tempo tenho idealizado este blog. Há muito tempo venho desejosa de compartilhar outras coisas, além das que já compartilho em meu primeiro blog “Mañana no sé, pero hoy es primavera”.
Entretanto, desejo compartilhar um ponto específico:
A forma como o Senhor nos fala através de uma canção e de seu conteúdo, de suas palavras.

Como isso é real! Como, com freqüência, me sinto ministrada por Deus através de belas canções que falam do que passo, de minha condição e do próprio coração de Deus: suas palavras se tornam reais e, alento, consolo, encorajamento, repreensão ou o que eu precisar da parte de Deus, Ele me dá também através de lindas melodias e letras inspiradas em Sua Palavra.
Como é bom saber que o Senhor nos fala em todo o tempo. Como é bom saber que seu maior desejo é estar próximo a nós – sua criação mais amada! Como é bom saber que, para falar conosco, Ele usará as formas que melhor serão reconhecidas por nós, objetos de seu amor.

A Bíblia trás algumas referências sobre a música. A primeira citação de música na Bíblia se dá através de “Jubal – filho de Lameque”, considerado segundo a tradição judaica como o “inventor da música” (pais de todos os que tocam harpa e flauta (Gn. 4:21).

Davi, o “homem segundo o coração de Deus” instituiu a música como forma de louvor dentro do Templo. É na história de Davi que vemos a primeira associação entre louvor a Deus, e cura e libertação (Através da música, o Rei Saul era liberto de espíritos maus). De fato, a música como louvor a Deus tem poder para libertação, para cura, para restauração. Essa é a característica da música como louvor a Deus que mais me encanta.
Um ponto interessante é relacionado ao inimigo de nossas almas: Antes de sua queda, Lúcifer, um querubim ungido (Ezequiel 28.13), provavelmente era um músico no céu. Em Isaías 14 lemos acerca de sua queda, onde é chamado de “estrela da manhã”. No versículo 11, por exemplo, se lê “Já foi derrubada na sepultura a tua soberba com o som das tuas violas”.

Enfim, há muitas referências acerca da música como forma de louvor a Deus na Bíblia, sem esquecer do povo de Israel celebrando a vitória do Senhor com alegria, dança e instrumentos; o conselho do salmista de louvarmos ao Senhor com “saltério e harpas”, a utilização e recomendação no novo testamento do uso de “salmos, hinos e cânticos espirituais” (Colossenses 3.16), e o louvor eterno que renderemos ao Senhor em Sua glória no céu.
Entretanto, um ponto se faz necessário: Não confundamos música com louvor. Algumas pessoas acreditam que a música é a única forma de louvarmos a Deus, contudo, isso não é verdade. A música é mais uma FORMA de louvarmos ao nosso Deus e de Ele se manifestar a nós; apenas mais um meio para engrandercermos ao Senhor em nossas vidas, e não o único. Nosso louvor ao Senhor pode se dar das mais variadas formas! Louvamos ao Senhor quando utilizamos nossos talentos, quando apreciamos sua criação, quando falamos de suas obras, e de muitas outras maneiras.
Hoje já não vivemos mais debaixo da lei como os cristãos no antigo testamento. Não se faz necessário oferenda de sacrifício para remissão de pecados pois, por nós, o mais puro cordeiro já foi sacrificado (Isaías 53). O véu já se rasgou, e podemos entrar “no santo dos santos”. Assim sendo, podemos louvar e adorar ao Senhor com liberdade, em qualquer lugar onde estivermos, sem precisarmos de mediadores.
Logo, voltamos às minhas palavras iniciais: Percebo a música como uma forma de nosso louvor sincero e genuíno, e também como um maravilhoso meio do próprio Deus falar conosco.
Neste blog partiremos de canções específicas, e respoderemos a algumas perguntas:
O que Deus quis trazer a nós através destas palavras?
O que este conteúdo trás a minha vida?
Onde encontramos respaldo bíblico para o que é descrito em determinada música?
Como posso aplicar em minha vida as idéias dessas canções? – Esses e outros pontos serão por nós analizados e revistos com carinho.
Por fim, com base no que disse e em minha própria experiência, deixo uma dica: Faça o teste: Quando ouvir uma música que fale de nosso Deus, seja ela qual for, peça ao Senhor que lhe mostre o que Ele deseja te falar com aquelas palavras. Parto do princípio de que todas as músicas que tenham como temática “Jesus Cristo” tenham realmente surgido de um coração contrito ao nosso Deus, e dedicadas a Ele como forma de louvor. Considere o conceiro de reflexos da letra: a letra de uma música com muitas outras aplicações além de simples palavras, e principalmente: aplicações vindas diretamente do coração de Deus para você.
Assim como falei no início, Deus está desejoso para falar aos nossos corações. Se permita também, ouvir a sua doce voz através de uma abençoada canção. ;)