9 de janeiro de 2011

Esquecendo o que para trás fica, vamos AVANÇAR!

"... Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. " (Filipenses 3. 13,14)

Olá, meus queridos!

Finalmente, depois de quatro meses retorno aqui para juntos começarmos nossa jornada aqui no Reflexos da Letra. Primeiramente, feliz 2011!

Que você, assim como eu, com esperança e alegria já possa estar enxergando o seu futuro: Ainda que você não veja, TUDO está se fazendo NOVO em sua vida. Sim! É sobre isso que vamos conversar hoje. :)

Confesso a vocês que durante esses meses pensei em muitas músicas para inaugurar nossas postagens. Depois de muito pensar, por fim escolhi uma música muito especial. Essa música se tornou muito conhecida no meio cristão, e não a escolhi por acaso. Ela simplesmente tem tudo a ver com essa nova fase que eu, você e todas as demais pessoas estão vivendo: expectativas de um novo ano. Expectativas de um futuro! Com certeza você nesse momento, aí onde você está, pode trazer à memória seus maiores desejos para este novo ano. Objetivos, metas... ALVOS a serem alcançados.

Essa música simplesmente tem alegrado o meu coração, pois cada vez que a escuto e a canto lembro que o Senhor tem me chamado à novidade de vida.

Deus tem tantos planos para nós!Essa música me inspira a perseguir os sonhos de Deus para a minha vida neste ano de 2011. Hoje Deus te faz o mesmo convite. :)

De início, uma coisa posso te garantir: Avançar em direção aos sonhos de Deus para você, esquecendo tudo o que precisa ser deixado para trás - ainda que em um primeiro momento talves sejam sonhos diferentes dos seus - é simplesmente a MELHOR decisão que você um dia poderia tomar. O que está em jogo? Simplesmente a plenitude do real significado de uma vida que vale à pena ser vivida: A vida que verdadeiramente está no centro da vontade do Senhor.

Ano novo, novas oportunidades, novos 365 dias para fazer valer. Você já estabeleceu seus objetivos e alvos para este ano? Se sim, será que eles são realmente o que você mais necessita neste momento?

Vejamos então, a música que Deus mais usou para falar ao meu coração no final de 2010, e ainda tem usado para me encorajar nesse início de 2011. Espero com carinho que através dela o Senhor fale ao seu coração também. ;)

Meu alvo - Kléber Lucas/ Fernandinho

Estou subindo pra um lugar mais alto,
Eu já queimei as pontes com o passado
E em meus olhos vejo o futuro
Tudo novo se fez, tudo novo se faz!

E dessa estrada eu não me desvio nunca mais,
Estou firme, eu não me desvio nunca mais!

Vou avançar, eu vou crescer, ninguém vai me deter
Meu alvo é Cristo, meu alvo é Cristo!

Estou subindo pra um lugar mais alto
Eu já desisti de andar sozinho, Cristo vive em mim
E os meus pés estão no caminho, estão no caminho

E dessa estrada eu não me desvio nunca mais,
Estou firme, eu não me desvio nunca mais!

Vou avançar, eu vou crescer, ninguém vai me deter

Meu alvo é Cristo, meu alvo é Cristo!

Ao meditar nestas palavras percebo como as idéias nelas contidas são preciosas. Preciosíssimas!

A mensagem dessa música é perfeita para aqueles que precisam de encorajamento para prosseguir nesta jornada chamada vida. Meu querido, não importa como você terminou o seu ano. Talvez você nunca tenha se sentido tão pleno e feliz como hoje; assim como talvez você possa ter encontrado alguns obstáculos no meio do caminho que te levaram rumo ao desconhecido, ao incerto. O que quero dizer é que independente do seu percurso neste início de 2011, através de cada situação que você viveu e tem vivido - sejam elas boas ou ruins -, Deus está te conduzindo para lugares mais altos.Como assim, lugares mais altos? Se sua vida está maravilhosa, aguarde, pois muito mais Deus fará. Se sua vida está um pouco incerta, aí é que você deve aguardar mesmo: Deus está planejando cuidadosamente o seu futuro. Tudo o que aconteceu conosco até agora possibilitou vivermos este momento que também foi planejado por Deus.

Para avançar é necessário esquecer o que fica para trás. Paulo falou muito bem sobre isso em sua carta aos Filipenses. Se formos analisar a vida do apóstolo Paulo de um ponto de vista histórico, perceberemos que ele realmente foi uma pessoa que deixou muitas coisas para trás. Paulo, um culto cidadão romano, esqueceu-se do que um dia foi, do que um dia viveu. Ele tinha um objetivo, um ALVO maior. A sua decisão de avançar esquecendo do que para trás ficava trouxe grande IMPACTO para o Reino de Deus.

Muitas vezes as mudanças que tanto esperamos, ou coisas que tanto almejamos somente chegarão quando de fato, entregarmos ao Senhor o que precisa ser deixado para trás. Algumas coisas têm de morrer no Altar.

Nem sempre é facil, porém como Deus quer trazer novidade de vida à você, isso se faz extremamente necessário. Dessa forma, te pergunto: O que você precisa deixar para trás para realmente avançar? O que você precisa abandonar? Talvez seja alguma mágoa. Ressentimento. Hábito. Algum pecado específico. Alguma situação que você viva. Algum sonho. Alguma frustração, alguma vingança, algum relacionamento, alguma pessoa. Só você pode responder a essa pergunta. Abandonar o que para trás fica, e principalmente, coisas que um dia foram preciosas para você, é uma tremenda prova de confiança no Senhor - e de que Ele tem o MELHOR para a sua vida. Aqui voltamos à idéia de lugares altos. Cada renúncia que fazemos buscando viver a vontade de Deus é um degrau que subimos para um lugar cada vez mais alto que Deus tem preparado. A questão aqui é a seguinte: Será que nossa fé é grande o suficiente para realmente nos desvencilharmos do passado e tão somente olhar adiante?

"ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem..." – Hebreus 11.1

Enquanto entregamos a Deus, abandonamos e esquecemos pormenores do passado, tudo vai se fazendo NOVO em nossa VIDA. TUDO! Porém as primeiras mudanças ocorrem dentro de nós. Quanto mais esquecermos nosso passado, mais abertos, mais dispostos aos planos futuros de Deus estaremos. É nesse momento que inconscientemente, nossa alma diz: Senhor, pode fazer o que Tu quiseres, eu apenas me submeto.

Queridos, esse é o verdadeiro avanço, esse é o verdadeiro crescimento!

Nos julgamos tão sábios, mas se soubéssemos o quão mais altos são os pensamentos de Deus para nós! Uma das poucas coisas que Ele nos pede para que Ele realmente possa agir é confiança de que Ele está trabalhando, porque ainda que não vejamos, Ele está.

... prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. "

"Meu alvo é Cristo". O que realmente significa dizer que nosso alvo é Cristo? Definamos alvo: Intuito, objetivo, fim, MOTIVO PRINCIPAL. Logo, ao falarmos "Meu alvo é Cristo", estamos dizendo: Meu motivo principal é Cristo.

Qual o seu ALVO para 2011? Passar em um concurso? Encontrar um bom emprego ou uma promoção no trabalho? Casamento? Namoro? Passar no vestibular? Sair do País? Alcançar independência? Curtir a vida? Dedicar-se aos estudos? Viajar muito?

Tudo o que citei acima pode ser o ser alvo para 2011, e não te recrimino por isso. Muitas coisas acima também estão em minha listinha de objetivos para este ano. O que quero dizer é que, acima de todos os alvos, deve haver dentro do seu coração o real desejo de em 2011 ter um encontro com CRISTO, com Sua vontade, com Sua presença.

Antes de almejarmos todas as outras coisas, devemos almejar aquele que é capaz de suprir o vazio de nossos corações e um real relacionamento com Ele. Crescimento com Ele, andar ao lado dEle, apaixonar-se pelos sonhos DELE, fazer a vontade dEle. Esse deve ser o nosso maior alvo. Essa deve ser a nossa mair busca, o nosso anseio, o nosso maior desejo. Enquanto esse não for o nosso maior alvo, estaremos sempre sujeitos a frustrações e decepções no meio do caminho, justamente por buscar coisas que na verdade não são o mais importante.

"Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera...” – Efésios 3.20

Confesso que eu ainda estou aprendendo tudo isso. Para alguns é difícil esquecer o que fica para trás, assim como para mim também já foi e às vezes continua sendo. Porém uma coisa posso dizer, de minha própria experiência: todas as vezes que sacrifiquei no altar determinadas coisas que eu precisava deixar para trás, na frente o Senhor fez muito mais do que eu podia imaginar. Hoje, novamente esqueço de coisas que precisam ser deixadas para trás, pois isso é algo constante em nossas vidas.

Em meus olhos realmente vejo um futuro lindo que o Senhor tem preparado para mim. Não faço a mínima idéia das peças que ele usará para montar esse quebra-cabeça, nem onde elas serão encontradas, e tão pouco a sua imagem final, com todas as peçinhas encaixadas. Mas sei que rindo, o Senhor já o tem contemplado. O meu, e o seu.

O futuro de cada um de nós é como um quebra-cabeças que o Senhor está montando com calma, com diligência... Afinal, que quebra-cabeças é montado rapidamente? É um processo. :)

Você quer AVANÇAR, você quer CRESCER? Quer ir correndo em direção ao ALVO maior? Esqueça-se do que precisa ser esquecido. Se você ainda não sabe o que precisa serdeixado para trás, peça ao Senhor que te mostre - e Ele vai mostrar. Peça: "Senhor, me mostre o que hoje tem me impedido de crescer, o que tem me feito retroceder, me impedido de avançar, e me ajude a esquecer tudo isso e olhar para frente confiando em Ti".

Eu não sei você, mas com todas as minhas forças, PROSSIGO. Sei que os meus pés, ainda que vacilantes e um tanto cansados, estão no caminho, e eu VOU chegar ao meu destino final.

Ninguém vai me deter. ;)

Siga-me nesta jornada! Ao final da estrada, você olhará para trás e verá o quanto valeu à pena ter CRISTO como o alvo maior.