29 de agosto de 2010

Reflexos da letra.

Há muito tempo tenho idealizado este blog. Há muito tempo venho desejosa de compartilhar outras coisas, além das que já compartilho em meu primeiro blog “Mañana no sé, pero hoy es primavera”.
Entretanto, desejo compartilhar um ponto específico:
A forma como o Senhor nos fala através de uma canção e de seu conteúdo, de suas palavras.

Como isso é real! Como, com freqüência, me sinto ministrada por Deus através de belas canções que falam do que passo, de minha condição e do próprio coração de Deus: suas palavras se tornam reais e, alento, consolo, encorajamento, repreensão ou o que eu precisar da parte de Deus, Ele me dá também através de lindas melodias e letras inspiradas em Sua Palavra.
Como é bom saber que o Senhor nos fala em todo o tempo. Como é bom saber que seu maior desejo é estar próximo a nós – sua criação mais amada! Como é bom saber que, para falar conosco, Ele usará as formas que melhor serão reconhecidas por nós, objetos de seu amor.

A Bíblia trás algumas referências sobre a música. A primeira citação de música na Bíblia se dá através de “Jubal – filho de Lameque”, considerado segundo a tradição judaica como o “inventor da música” (pais de todos os que tocam harpa e flauta (Gn. 4:21).

Davi, o “homem segundo o coração de Deus” instituiu a música como forma de louvor dentro do Templo. É na história de Davi que vemos a primeira associação entre louvor a Deus, e cura e libertação (Através da música, o Rei Saul era liberto de espíritos maus). De fato, a música como louvor a Deus tem poder para libertação, para cura, para restauração. Essa é a característica da música como louvor a Deus que mais me encanta.
Um ponto interessante é relacionado ao inimigo de nossas almas: Antes de sua queda, Lúcifer, um querubim ungido (Ezequiel 28.13), provavelmente era um músico no céu. Em Isaías 14 lemos acerca de sua queda, onde é chamado de “estrela da manhã”. No versículo 11, por exemplo, se lê “Já foi derrubada na sepultura a tua soberba com o som das tuas violas”.

Enfim, há muitas referências acerca da música como forma de louvor a Deus na Bíblia, sem esquecer do povo de Israel celebrando a vitória do Senhor com alegria, dança e instrumentos; o conselho do salmista de louvarmos ao Senhor com “saltério e harpas”, a utilização e recomendação no novo testamento do uso de “salmos, hinos e cânticos espirituais” (Colossenses 3.16), e o louvor eterno que renderemos ao Senhor em Sua glória no céu.
Entretanto, um ponto se faz necessário: Não confundamos música com louvor. Algumas pessoas acreditam que a música é a única forma de louvarmos a Deus, contudo, isso não é verdade. A música é mais uma FORMA de louvarmos ao nosso Deus e de Ele se manifestar a nós; apenas mais um meio para engrandercermos ao Senhor em nossas vidas, e não o único. Nosso louvor ao Senhor pode se dar das mais variadas formas! Louvamos ao Senhor quando utilizamos nossos talentos, quando apreciamos sua criação, quando falamos de suas obras, e de muitas outras maneiras.
Hoje já não vivemos mais debaixo da lei como os cristãos no antigo testamento. Não se faz necessário oferenda de sacrifício para remissão de pecados pois, por nós, o mais puro cordeiro já foi sacrificado (Isaías 53). O véu já se rasgou, e podemos entrar “no santo dos santos”. Assim sendo, podemos louvar e adorar ao Senhor com liberdade, em qualquer lugar onde estivermos, sem precisarmos de mediadores.
Logo, voltamos às minhas palavras iniciais: Percebo a música como uma forma de nosso louvor sincero e genuíno, e também como um maravilhoso meio do próprio Deus falar conosco.
Neste blog partiremos de canções específicas, e respoderemos a algumas perguntas:
O que Deus quis trazer a nós através destas palavras?
O que este conteúdo trás a minha vida?
Onde encontramos respaldo bíblico para o que é descrito em determinada música?
Como posso aplicar em minha vida as idéias dessas canções? – Esses e outros pontos serão por nós analizados e revistos com carinho.
Por fim, com base no que disse e em minha própria experiência, deixo uma dica: Faça o teste: Quando ouvir uma música que fale de nosso Deus, seja ela qual for, peça ao Senhor que lhe mostre o que Ele deseja te falar com aquelas palavras. Parto do princípio de que todas as músicas que tenham como temática “Jesus Cristo” tenham realmente surgido de um coração contrito ao nosso Deus, e dedicadas a Ele como forma de louvor. Considere o conceiro de reflexos da letra: a letra de uma música com muitas outras aplicações além de simples palavras, e principalmente: aplicações vindas diretamente do coração de Deus para você.
Assim como falei no início, Deus está desejoso para falar aos nossos corações. Se permita também, ouvir a sua doce voz através de uma abençoada canção. ;)